Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PERCIVAL DE SOUZA LANÇA LIVRO

O comentarista do Record Notícias e do SP Record, Percival de Souza, lança na noite desta quinta-feira (2), em São Paulo, seu novo livro: Um Crime Quase Perfeito. Autor de 16 livros, pela primeira vez, ele navega pelas águas da ficção.




O R7 conversou com Percival de Souza, poucos minutos antes de ele entrar no ar. O jornalista confessou ter precisado de uma dose de coragem para escrever seu primeiro romance.



- Estou debutando na área ficcional. É uma área que eu considero nobre na literatura, algo que eu sempre quis fazer e que também sempre hesitei em fazer. Eu precisei ser municiado com certa dose de coragem para fazer essa ficção.



No livro, Souza conta história de um crime pela cabeça de um assassino que se considera em condições de praticar o crime perfeito.



A farta experiência do jornalista na cobertura criminal fez com que ele não abandoasse completamente a realidade em seu novo livro.



- Essa vivência do dia a dia com mundo criminal acabou inspirando a ficção. Ou seja, a realidade tem coisas que parecem ficção e a ficção tem coisa que parecem realidade. No fundo, no fundo, O Crime Quase Perfeito tem pouco de realidade.



Diante do novo fôlego de romancista, a reportagem quis saber se Souza pretende, um dia, se candidatar a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele diz que essa não é sua pretensão, apesar de reconhecer que teria um grande prazer em pensar nas coisas que cercam um ingresso na instituição.



- Não tenho a menor pretensão [de entrar para academia]. Claro que gostaria muito, um dia, talvez, de me preocupar com aquele fardão, como fazer, quanto custa quem será o alfaiate. Mas isso nem passa pela minha cabeça [risos].




...O autor contou com a colaboração de quatro colegas de trabalho que escreveram depoimentos para a quarta capa do livro: Celso Freitas, Celso Zucatelli, Ana Paula Padrão e Paulo Henrique Amorim.



No jornalismo há mais de 40 anos, Percival de Souza faz neste novo livro uma homenagem aos repórteres policiais. Essa homenagem acontece por meio de um alter ego que é o fio condutor da história.



- Com esse livro, resolvi homenagear os repórteres. Considero a reportagem a alma do jornalismo. Então, coloco um repórter, que na verdade é um alter ego chamado Perci, que é um jornalista astuto perspicaz, que corre atrás da notícia.



Com essa dica do nome do personagem, não há como deixar de lado a curiosidade sobre onde a realidade a ficção se encontram no livro de Souza. Resta ao leitor tentar descobrir.




FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário